"Por uma cultura de Paz"

“Por uma cultura de Paz"

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Jogos para Paz no ARJ de São Borja/RS



 Fotos de Rogério Valim
O Serviço de Paz participou do Acampamento Repartir Juntos (ARJ) em São Borja/RS, promovido pelo Sínodo Noroeste Riograndense da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).  De 26 a 30 de janeiro de 2011, este acampamento reuniu cerca de 300 jovens do sul do Brasil, tendo por tema "Juventudes... sua cara, seu estilo, sua turma". 

O SERPAZ se fez presente através de duas oficinas de Jogos para a Paz, facilitadas por Rogério e Inge. A primeira oficina reuniu quinze jovens e a segunda vinte e oito. Alguns participaram nos dois momentos, e justificaram seu retorno “porque foi muito legal” e colaboraram nas explicações das atividades. 

Segundo Érica, da organização do evento, “o pessoal gostou muito, e no sábado quando foram apresentar sobre a oficina, muitos deles deram o seu depoimento sobre o quanto foi bom e divertido ter feito a oficina com vocês”.

As oficinas contaram com dinâmicas que estimularam o empoderamento pessoal  através da partilha de sentimentos positivos, exercícios de escuta e jogos inclusivos.  Estas atividades fazem parte do Projeto Alternativas à Violência – PAV e já foram desenvolvidos em vários acampamentos ARJ's  no RS e PR por diversos/as facilitadores/as. 

O PAV e outras oficinas de resolução não violenta de conflitos são desenvolvidos, pelo SERPAZ, em projetos e parcerias com escolas e outros segmentos, atendendo solicitações, contrbuindo para construção da cultura de paz.
por  Ingeborg Eichwald

Mais: ARJ 2011

Nenhum comentário:

Pesquisar neste blog