"Por uma cultura de Paz"

“Por uma cultura de Paz"

quinta-feira, 28 de agosto de 2008


Governo lança nova campanha de desarmamento

O Ministério da Justiça está lançando uma nova campanha de desarmamento. A intenção é reduzir a estatística chocante de 18 mortes por armas de fogo para cada 100 mil habitantes. Estes são números de um país em guerra. A tristeza é pela morte de um jovem de 14 anos. Vinícius levou um tiro na cabeça. A bala saiu de uma arma que ele e o primo de 16 anos acharam na rua. Foi um disparo acidental.
“Todas as crianças que vêem uma arma ou na rua ou em casa não devem mexer, porque acaba em tragédia”, lamentou Selma Gomes, madrinha de Vinicius.
Fazer com que brasileiros entreguem ou registrem suas armas é o objetivo do Governo Federal que acaba de retomar a campanha pelo desarmamento iniciada em 2005. Até 31 de dezembro, quem entregar uma arma à Polícia Federal vai receber entre R$ 100 e R$ 300. O prazo vale também para quem quer regularizar a situação de armas sem registro. Uma guia de trânsito e uma declaração sobre a origem da arma serão suficientes.
“Tanto para a entrega voluntária quanto para o registro dessas armas, a pessoa não deve se preocupar porque não haverá nenhum tipo de punição até 31 de dezembro”, salientou o delegado José Iegas.
A campanha na TV mostra que qualquer um pode se transformar em vítima. “A segurança pública não vem só da polícia, mas também do cidadão. Então se o cidadão ten consciência e vontade de agir nesse sentido, uma das formas de ele fazer isso é entregar as suas armas”, disse Marina Menezes, pesquisadora do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas.



NÓS DO SERPAZ APOIAMOS ESTA CAUSA!!!

Nenhum comentário:

Pesquisar neste blog